(IOM 7) – Planejamento, Organização e Métodos

(IOM 7) – Planejamento, Organização e Métodos

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About this course

Datas

18 de março de 2019

14 de maio de 2019

23 de julho de 2019

28 de outubro de 2019

27 de novembro de 2019 

Período e Carga Horária

Diurno

8 horas

NOTURNOS/ SÁBADOS possuem valores reduzidos – entrar em contato pelo telefone: (11) 3097-9646

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Proporcionar conhecimentos sobre técnicas apropriadas para realização de Projetos de O&M. Posicionar O&M frente à natureza do Manual de Normas.
  • Demonstrar as características operacionais de O&M e as etapas que precedem a elaboração do Manual de Normas.
  • Transmitir as técnicas básicas de redação, possibilitando uma compreensão mais abrangente sobre os Sistemas Normativos e seus reflexos na organização.

 

Entre os objetivos do curso, destacam-se:

  • Demonstrar o que é função de análise de formulários e seu posicionamento e importância na empresa.
  • Apresentar uma metodologia racional para projetos de formulários, envolvendo arte, criação e implantação.
  • Apresentar o envolvimento dos formulários na gestão sistêmica da empresa: fluxogramas isolados, fluxogramas integrados; o formulário como documento de entrada; o formulário como documento de saída.
  • Apresentar os vários aspectos do formulário, em face dos sistemas computadorizados da empresa; formulários contínuos.

B – A QUEM SE DESTINA

  • Profissionais ligados às áreas de O&M, Sistemas, Recursos Humanos, Auditoria, ocupantes de cargos de chefia e supervisão em geral.

C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.Conceito e Objetivo de O&M 

  • Razões para o trabalho;
  • Sua organização;
  • Benefícios;

2.Estratégias Para Execução de Estudos 

  • Planejamento;
  • Levantamento de necessidades;
  • Análise de informações;
  • Elaboração de propostas;
  • A venda de idéias;
  • Técnicas de normatização;
  • Técnicas de implantação;
  • Técnicas de acompanhamento e revisões;

3.Projetos (Estudos de Casos) 

  • Desenvolvimento completo de projeto de O&M;
  • Cronograma; Fluxograma; Organograma;
  • Procedimentos organizacionais;

4.Técnicas de Elaboração de Normas e Manuais Administrativos 

  • O papel do Manual de Normas como transmissor de comunicação da empresa;
  • As linhas básicas de comunicação: os sistemas formais e informais de O&M; a posição do processo de normatização como etapas de um projeto de O&M;
  • As técnicas de preparação: a doutrina para os usuários, a conscientização para utilização do Manual de Normas como instrumento de consulta; objetivos fundamentais.

a)Formas de redação:

  • Os tipos de sistemas normativos;
  • O controle de elaboração;
  • Codificação; Vigência; Revisão;
  • Distribuição formal e confiabilidade;
  • Implantação do manual;
  • Processos de atualização e verificação do segmento dos sistemas normatizados com as realizações na prática;
  • Exercícios de desenvolvimento;

5.Técnicas de Elaboração, Análise e Racionalização de Formulários

  • Evolução dos meios de comunicação na empresa;
  • Formulários e impressos: conceituação;
  • Decomposição de um formulário;
  • O embrião do formulário;
  • Efeitos colaterais;
  • Estudos econômicos de envolvimento direto;
  • A análise de formulários;
  • A racionalização de formulários;
  • Caso prático 1: Formulário plano;
  • Caso prático 2: Formulário jato;
  • Caso prático 3: Formulário contínuo;
  • O mercado de trabalho.

D – METODOLOGIA (TÉCNICAS DE ENSINO)

Será adotada uma metodologia participativa adaptada e dinâmica para que corresponda aos efeitos esperados (resultado educacional) do treinamento. Serão utilizadas aulas expositivas de curta duração para apresentação da teoria indispensável ao nível de apreensão dos treinandos. Este método servirá de base à introdução de outros que irão ensejar maior participação dos supervisores.

Dentre as diversas técnicas participativas em uso, poderão ser adotadas:

  • Estudo de casos típicos da função.
  • Análise de situações de trabalho comum nesse nível de atuação.
  • Dramatização que facilite a percepção das próprias atitudes (e sua auto-avaliação), bem como das causas do comportamento e motivações para o trabalho.
  • Exercícios que propiciem maior internalização do ensino e reforcem o aprendizado.
  • Aplicação de questionário para diagnóstico em geral, seguido de análise, debates e conclusões.
  • Aplicação de jogos e simulações com trabalho em grupo.
  • Projeção de filmes sobre os principais temas abordados, com análise, debates e conclusões.
Autor / Apresentador

Consultores da equipe Comanda.

Investimento

R$ 1.100,00