(IOM 5) – Projeto de Lay-Out Industrial e de Escritórios

(IOM 5) – Projeto de Lay-Out Industrial e de Escritórios

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About this course

Datas

28 de fevereiro de 2019

16 de abril de 2019

30 de maio de 2019

26 de junho de 2019

25 de setembro de 2019

25 de novembro de 2019 

Período e Carga Horária

Diurno

8 horas

NOTURNOS/ SÁBADOS possuem valores reduzidos – entrar em contato pelo telefone: (11) 3097-9646

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Dar uma visão das áreas de organizações, Sistemas e Métodos, através de análises de suas responsabilidades, de seu posicionamento na estrutura empresarial, de seus aspectos organizacionais, de suas funções, de seu relacionamento interno e das técnicas eficientes para seu funcionamento enfatizando suas aplicações práticas.
  • Apresentar uma metodologia de desenvolvimento de sistemas independentemente do meio de processamento a utilizar.
  • Analisar os aspectos mais importante das áreas de Organização, Sistemas e Métodos sob o ponto de vista da Gerência.

Ao final do treinamento, seus participantes estarão habilitados a:

  • Elaborar diagnoses para fundamentar projetos internos na área.
  • Utilizar-se de técnicas modernas para contribuir no desenho e implementação de projetos globais e setorializados.
  • Incorporar a cultura da eficiência e da eficácia ao modelo de administração.

B – A QUEM SE DESTINA

  • Aos profissionais da área de O&M, gerentes pessoal da Organização e Métodos e Processamento de Dados interessados em mudar processos e criar  novos processos.

C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.Introdução 

  • A atuação gerencial da cúpula e demais escalões na filosofia da produtividade.
  • Justificativas técnicas para adoção de uma filosofia operacional de produtividade.
  • Ganhos para a empresa e para seus colaboradores como resultado de melhores métodos de trabalho.

2.Conceitos Básicos 

  • Organização – Sistemas – Métodos – Informação – Processamento de Dados manual eletrônico – Gerência: atribuições / postura.

3.A Organização 

  • Estrutura organizacional (organogramas), centralização, descentralização.
  • Objetivos da Organização.
  • O papel das áreas de Organização, Sistemas e Métodos, apoio da Diretoria, relacionamentos com os usuários.
  • Análise e discussão de organogramas.

4.Estruturas Organizacionais 

  • Tipos de estruturas organizacionais.
  • Centralização e descentralização.
  • Novas fórmulas para descrição de cargos.
  • Reengenharias, downsizing e seus efeitos positivos na formação de estruturas organizacionais modernas.

5.Gerência de Organização, Sistemas e Métodos 

  • Responsabilidades.
  • Posicionamento na estrutura organizacional.
  • Metas (programa de trabalho).
  • Avaliação de resultados.
  • Comitê de usuários.

6.Recursos 

  • Exposição oral, transparências, Apostilas (“case study”).

7.Teoria a Aplicações dos Sistemas 

  • Objetivos.
  • Evolução do Enfoque Sistêmico.
  • Classificação dos sistemas.
  • Análise de Sistemas.
  • Projeto de Sistemas.
  • Implantação de Sistemas (Treinamento do usuário, testes, paralelo).
  • Avaliação dos resultados.
  • “Case Study”.

8.Metodologia de Trabalho Para Desenvolvimento de Sistemas 

  • Técnicas de levantamento e análise de dados.
  • Como elaborar um projeto completo para melhoria de métodos.
  • Como elaborar o planejamento das atividades.
  • Mecanismos de avaliação e identificação do valor a partir dos novos métodos de trabalho.
  • Técnicas de avaliação e validação dos projetos de melhoria de métodos de trabalho.
  • Como utilizar as forças tarefas e potencializar o trabalho em equipe.

9.Formulários e Manuais 

  • Como elaborar formulários objetivos para o projeto de melhoria de métodos de trabalho.
  • Técnicas de construção de manuais de procedimento e de referências técnicas conforme os padrões da série de normas ISO 9.000.
  • Auditorias e aperfeiçoamentos dos novos métodos implementados.

10. Computador como Ferramenta da Organização 

  • Sistemas de informações gerenciais (MIS)
  • Sistemas de Apoio a Decisão (DSS).
  • Sistema de Apoio ao Executivo (ESS).
  • Processamento Eletrônico de Dados Centralizado, Descentralizado.
  • Organização da Área de PED de acordo com o tipo objetivo da companhia.
  • Case Study.

D – METODOLOGIA (TÉCNICAS DE ENSINO)

  • Será adotada uma metodologia participativa e dinâmica para que corresponda aos efeitos esperados (resultados educacionais) do treinamento.
  • Serão utilizadas aulas expositivas de curta duração para apresentação da teoria indispensável ao nível de apreensão dos treinandos. Este método servirá de base para a introdução de outros que irão ensejar maior participação dos treinandos.
  • Dentre as diversas técnicas participativas em uso poderão ser adotadas:

–   Análise de situações comuns de trabalho em suas áreas e níveis de atuação.

–   Exercícios práticos que propiciem maior internalização do ensino e reforcem o aprendizado.

–   Aplicação de jogos, simulações e dinâmica de grupo e eventual projeção de filmes.

Autor / Apresentador

Consultores da equipe Comanda.

Investimento

R$ 1.100,00