(FIN 8) – Administração de Crédito e Cobrança (Análise de Riscos e Gerência de Crédito e Cobrança)

(FIN 8) – Administração de Crédito e Cobrança (Análise de Riscos e Gerência de Crédito e Cobrança)

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About this course

Datas

21 de fevereiro de 2022

22 de março de 2022

06 de junho de 2022

18 de agosto de 2022

29 de novembro de 2022

Período e Carga Horária

Diurno

8 horas

NOTURNOS/ SÁBADOS possuem valores reduzidos – entrar em contato pelo telefone: (11) 3097-9646

A – OBJETVOS DO CURSO

  • Descubra as técnicas de administração moderna de crédito podem aumentar a sua lucratividade! Este curso lhe proporcionará uma sólida compreensão de todos os aspectos da administração do crédito:
  • O papel da administração de crédito na empresa e a poderosa contribuição que pode dar à lucratividade.
  • O elevado desempenho das modernas técnicas de administração de crédito e cobrança.

Você desenvolverá o seu conhecimento para: 

  • Avaliar e aperfeiçoar o seu sistema atual para aumentar o fluxo de caixa.
  • Fazer transações seguras de acordo com o Código Comercial.
  • Controlar a utilização do crédito – tanto para as contas duvidosas como para reduzir o custo da inadimplência no contas a receber.
  • Transmitir aos participantes os conceitos fundamentais para uma perfeita administração do um sistema de crédito e cobrança.
  • Ao final do curso, o participante terá condições de determinar limites gerenciais de crédito sistemas de controle interno, proposições para redução de perdas e agilização dos recebimentos da empresa integrando as informações gerenciais aos aspectos orçamentários e de caráter legal e tributário.

B – A QUEM SE DESTINA

  • Este curso prático foi projetado para Gerentes de Crédito e Cobranças, Tesoureiros, Gerentes de Contabilidade, Controllers e seus assistentes, e outros gerentes responsáveis pela administração de crédito comercial. Se você tem responsabilidades na administração de crédito comercial, faça já sua inscrição!

C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.A Contabilidade do Crédito Para a Lucratividade da Empresa 

  • Definição do crédito.
  • O efeito global do crédito na Economia.
  • O papel do Gerente de Crédito como um administrador de ativo.
  • O aumento da lucratividade disponível para o crédito.

2.Técnicas e Estratégias Para a Cobrança 

  • Função da política global da empresa.
  • Classificação dos devedores.
  • Motivos para a inadimplência.
  • Estabelecimento de um ciclo de cobranças.
  • Considerações sobre a cobrança.
  • Instrumentos da cobrança.
  • Intensificação da cobrança.

3.Planejamento e Procedimentos de Um Departamento de Crédito 

  • Planejamento e estabelecimento de um sistema básico de políticas e procedimentos.
  • Avaliação da eficácia das suas políticas e procedimentos.

4.A Arte da Concessão e Controle de Crédito 

  • Concessão do crédito: uma arte versus uma Ciência.
  • Porque sim e porque não aumentar o crédito.
  • Definição do fisco do crédito.
  • Pressupostos comuns sobre a capacidade de crédito.
  • Determinação da capacidade do devedor.
  • Controle da concessão e aumento do crédito.
  • Sinais de perigo para os Credores de curto prazo.

5.Lei de Falências 

  • Natureza das ações legais.
  • Ações legais de liquidação.
  • Reorganização.
  • Ajustamento de débitos de indivíduos de receita regular.
  • Preferências – Transferências canceláveis.
  • Transferências fraudulentas.
  • Débitos não elimináveis.

6.Medidas de Desempenho do Departamento de Crédito 

  • Interna.
  • Concessão e Controle de Crédito.

7.Crédito e Cobrança 

  • Análise da estrutura orgânica de crédito e cobrança.
  • A definição das políticas de crédito e cobrança.
  • Análise do grau de rigor de crédito e cobrança.

8.Análise de Risco e Concessão de Crédito 

  • Organização de um cadastro de crédito.
  • Análise de garantias de crédito e causas de falências.
  • Estudo de formulações para concessão de crédito

9.Análise Caráter Financeiro 

  • Análise de demonstrativos contábeis de clientes.
  • O gerenciamento de caixa de empresa.
  • Análise das necessidades de capital de giro.

10.Organização do Sistema de Cobrança 

  • Definição de nomes de caráter sistêmico.
  • Análise do grau de eficiência e controle interno.
  • Política de concessão de descontos e cobrança de juros.

11.Análise de Aspectos Legais Tributários 

  • Formação da provisão para devedores duvidosos.
  • Análise das sociedades de caráter comercial.
  • Análise dos principais títulos de crédito.

12.Análise Gerencial de Crédito e Cobrança 

  • O desenvolvimento do manual de crédito, manual de cobrança e manual de delegação.

13.A Contribuição do Crédito Para a Lucratividade da Empresa 

  • Definição do crédito.
  • O efeito global do crédito na economia.
  • O papel do gerente de crédito como um administrador do Ativo.
  • O aumento da lucratividade disponível para o crédito.

D – METODOLOGIA E RECURSOS UTILIZADOS

Exposições feitas pelo apresentador seguido de debates. Relato de caso prático. Serão projetadas telas em PowerPoint, filmes, trabalhos em grupo, espaços para reflexão, além de fornecimento de material de apoio.

Autor / Apresentador

Consultores da equipe Comanda.

Investimento

R$ 1.100,00