(FIN 6) – Redução de Custos (Estratégias Operacionais para Reduzir Custos e Alavancar Resultados)

(FIN 6) – Redução de Custos (Estratégias Operacionais para Reduzir Custos e Alavancar Resultados)

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About this course

Datas

21 de fevereiro de 2022

10 de março de 2022

13 de maio de 2022

20 de setembro de 2022

18 de novembro de 2022

Período e Carga Horária

Diurno

8 horas

NOTURNOS/ SÁBADOS possuem valores reduzidos – entrar em contato pelo telefone: (11) 3097-9646

A – JUSTIFICATIVA

  • Custo é, sem dúvida, um dos mais importantes fatores dentro do processo produtivo de uma empresa. Conhecer sua origem, os métodos de estudo mais avançados, conceitos envolvidos e casos de sucesso, pode ajudá-lo a fazer suas opiniões, momentos realmente decisivos para o seu sucesso e o de sua empresa.

 

B – OBJETIVOS

  • Proporcionar o aprendizado da importância de uma visão gerencial do processo de custos numa indústria. Revelar aos participantes as novas tendências e as novas técnicas gerenciais de abordagem do assunto. Finalmente, proporcionar um entendimento da diferença entre o entendimento geral sobre o tema e a aplicação prática nas empresas de uma abordagem simples, eficaz e com resultados sobre custos.
  • Permitir a cada participante analisar a realidade específica de sua empresa, a fim de planejar e implantar um Programa de Redução de Custos, mensurando seus resultados e tornando-o uma fonte constante de lucratividade para a empresa.

C – BENEFÍCIO

  • Despertar a capacidade de observar e propor melhorias na filosofia, técnicas e práticas, bem como nos sistemas de custeio de sua organização.
  • Aprender conceitos e técnicas gerenciais voltados à custos como ferramenta estratégica, visando o entendimento do ambiente e suas inter-relações. Implementação de relatórios desenvolvidos exclusivamente para este curso.

D – A QUEM SE DESTINA

  • Profissionais (inclusive autônomos) de contabilidade e finanças, economistas, advogados, administradores, empresários de pequenas e micro-empresas e todos aqueles que buscam, visão gerencial, melhor gestão de custos e melhor gestão de seus negócios.
  • Gerentes, supervisores e analistas direta ou indiretamente envolvidos com custos, que desejam conhecer ou reciclar seus conhecimentos de contabilidade de custos aplicada à manufatura.

E – PROGRAMA

1.Visão Panorâmica da Redução de Custos 

  • O atual ambiente de mudança.
  • A empresa competitiva.
  • O que é um Programa de Redução de Custos.
  • As fases do programa.
  • O que se pode obter.
  • Premissas: metas quantitativas e qualitativas.

2.Classificação dos Custos 

  • Custo padrão.
  • Custos como indicador gerencial.
  • Custo padrão como indicador de performance.
  • Métodos de custeio.
  • Custo pelo método ABC (Active Based Costing).
  • Projeto de custos.
  • Gestão estratégica de custos.

3.Análise de Custos Competitivos 

  • Visão Tradicional de Custos:

–    A percepção pelos economistas.

–    A percepção pelos contadores.

–    O Método RKW (Richkuratorium Fur Wirschaft) e os pressupostos da linearidade (Arbeitseinhet).

  • A Contabilidade de Custos:

–    Contribuição e limites de abordagens.

–    Imposição Legal x Necessidade das Empresas.

–    Os métodos de rateio e suas imperfeições.

  • A Lucratividade e o Impacto da Concorrência:

–    Visão funcional de uma empresa.

–    Custo ABC (Activity Based Costing).

–    Custeio direto e margem de contribuição.

–    Contabilidade Gerencial x Contabilidade Tradicional.

–    Implantação de relatórios gerenciais para tomada de decisão.

4.Redução de Custos para Alavancar a Competitividade 

a)Roteiro de Um Programa de Redução de Custos

  • As 4 principais ações para reduzir custos.
  • A montagem da equipe responsável pela execução do Programa.
  • A introdução de uma mentalidade de custos.
  • Onde buscar know how.
  • Importância de conseguir dados confiáveis.
  • Custos invisíveis: por que existem, como detectá-los e mensurá-los.
  • Oportunidades perdidas.
  • Fraudes e roubos: a importância das ações preventivas.

b)Implantação do Programa: Providências Operacionais

  • Envolvimento das áreas, conscientização e treinamento.
  • Comunicação, divulgação e alocação de recursos.

c)Como Consolidar o Programa para Sustentar o Resultado Financeiro

  • Atribuição de responsabilidades no período de consolidação.
  • Ameaças ao sucesso e como reduzí-las:

–    Perda de entusiasmo e falta de acompanhamento.

d)Como Reduzir Custos em Áreas Específicas

  • Transportes.
  • Frota de veículos.
  • Manutenção.
  • Estoques.
  • Viagens.
  • Alimentação.
  • Assistência médica.
  • Telefone e outras formas de comunicação.
  • Cópias reprográficas.
  • Informática.
  • Energia.
  • Serviços gráficos.
  • Outras.

F – MÉTODO DIDÁTICO

Será adotado método ativo participativo.

  • Espaços de discussão em grupos compartilhando:

–   Dificuldades e solicitações.

–   Reflexão sobre o papel.

–   Vivências e reflexões em grupo.

Exemplos práticos do cotidiano.

  • Dinâmica de aquecimento e integração.
Autor / Apresentador

Consultores da equipe Comanda.

Investimento

R$ 1.100,00