(FIN 15) – Matemática Financeira Direcionada a Compras

(FIN 15) – Matemática Financeira Direcionada a Compras

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About this course

Datas

20 de março de 2019

23 de maio de 2019

2 de julho de 2019

1 de outubro de 2019

11 de novembro de 2019

Período e Carga Horária

Diurno

8 horas

NOTURNOS/ SÁBADOS possuem valores reduzidos – entrar em contato pelo telefone: (11) 3097-9646

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Transmitir aos participantes os conceitos técnicos de custos utilizados pelas empresas, quando do processo de formação de preços de compra de seus materiais ou produtos, a fim de proporcionar:
  • A análise técnica e conceitual dos principais sistemas de análise de custos e formação de preços utilizados pelas empresas fornecedoras. A identificação das principais falhas incorridas quando do processo de formação de preços de materiais e produtos.
  • A classificação e análise dos principais componentes de custos bem como, a identificação daqueles indevidamente considerados para justificar aumentos de preços. O estudo de formulações para cálculo de preços com base nos parâmetros básicos de custos e margem de contribuição.
  • A identificação dos prazos concedidos pela empresa fornecedora com base em seus balanços para confronto com aqueles objeto de negociação com a empresa compradora.
  • A análise da influência de impostos e descontos nos cálculos de custos e preços de compra. Proporcionar aos executivos de compras condições de discutir, com maior grau de autoridade, junto aos seus principais fornecedores o processo de análise de custos e formação de preços, quando da compra de materiais e produtos, bens do ativo permanente ou contratos de prestação de serviços, a fim de otimizar os resultados da empresa.

B – A QUEM SE DESTINA

  • A participação neste curso deve interessar diretamente aos principais executivos da empresa destacando-se os seguintes: Diretores, gerentes supervisores ou executivos de compras. Gerentes de compras e suprimentos. Gerentes de desenvolvimento de fornecedores e analistas de custo de produtos junto a fornecedores.

C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.Análise de Componentes de Custos 

  • Análise dos principais componentes de custos. A determinação dos principais componentes de custos de um produto.
  • Análise da natureza dos componentes de custos. A identificação dos custos de materiais e custos de transformação.
  • Análise do grau de variação de custos de produção. A identificação do peso de custos fixos e variáveis na composição do custo do produto.

2.Análise da Influência de Descontos e Impostos

  • Análise da participação dos impostos na composição de custos de produção. Análise do grau de influência dos impostos incidentes sobre os insumos básicos de custos.
  • Análise de impostos na formação de preços de venda do produto. A formulação matemática para inclusão de impostos no preço de venda do produto.

3.Análise do Balanço de Fornecedores 

  • Análise da situação de empresas fornecedoras através da análise do seu balanço. Os Índices básicos a serem aplicados para análise pela própria área de compras.
  • Análise dos prazos de compra e giro de estoques da empresa.
  • Análise dos prazos de venda concedidos pelo fornecedor.
  • Análise do prazo médio de vendas da empresa “em confronto” com os prazos exigidos pela empresa compradora.

4.Análise de Aspectos de Caráter Financeiro 

  • Análise do fluxo de caixa do material ou produto. O tratamento de compras em base de caixa ou “cash basis”.O tratamento da inflação para um melhor gerenciamento de preços oferecidos em diferentes oportunidades.
  • Análise de outros fatores influentes no custo efetivo. A influência da data de entrega ou parcelamento nas entregas.
  • Análise do custo efetivo do material ou produto adquirido pela empresa.

5.Análise de Aspectos Complementares Para Negociação 

  • Análise de aspectos complementares para negociação em compras de materiais e produtos ou bens patrimoniais.
  • Análise de aspectos inerentes a empresa e ou produto vendido ou serviços prestados.
  • Análise de casos específicos de empresas participantes.

D – MÉTODO DIDÁTICO

Será adotado método ativo participativo.

  • Espaços de discussão em grupos compartilhando:

–   Dificuldades e solicitações.

–   Reflexão sobre o papel.

–   Vivências e reflexões em grupo.

Exemplos práticos do cotidiano.

  • Dinâmica de aquecimento e integração.
Autor / Apresentador

Consultores da equipe Comanda.

Investimento

R$ 1.100,00