(FIN 2) – Aperfeiçoamento em Gestão de Custos

(FIN 2) – Aperfeiçoamento em Gestão de Custos

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About this course

Datas

20 de março de 2019

24 de abril de 2019

16 de maio de 2019

7 de junho de 2019

4 de novembro de 2019

10 de dezembro de 2019

Período e Carga Horária

Diurno

8 horas

NOTURNOS/ SÁBADOS possuem valores reduzidos – entrar em contato pelo telefone: (11) 3097-9646

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Os custos quando analisados sem parâmetros parecem ter utilidade nos relatórios da organização. Mas, se você souber as técnicas e métodos utilizados, verá como a determinação eficiente dos custos pode representar numa economia e concorrência, a diferença entre vender e não vender.
  • Uma administração que objetiva lucro necessita de elementos e informações exatas para que possa tomar decisões coerentes, portanto a determinação do custo de uma empresa é imprescindível para o desenvolvimento.
  • Todos os gerentes necessitam de informações relevantes de custos e análises para facilitar os processos de tomada de decisão e solução de problemas. É importante possuir a informação necessária para selecionar as técnicas e conceitos de custo para cada decisão ou problema.
  • Este programa tratará das técnicas mais eficazes e suas aplicações na solução dos problemas reais na vida dos negócios.
  • Adicionalmente serão discutidas as suas limitações e oferecerá soluções práticas para as dificuldades que venham a ser encontradas quando da aplicação das várias técnicas.
  • Gerentes e executivos financeiros serão familiarizados com as mais avançadas técnicas de custo desenvolvidas até o presente. É importante manter-se bem informado com o estado da técnica da análise de custo. Para essa finalidade, este programa é orientado para soluções. Ele ensina os usos e limitações das várias técnicas utilizadas na análise objetiva de dados como base para decisões administrativas saudáveis.

B – A QUEM SE DESTINA

  • Gerentes de Custos, Contadores, Controllers, Gerentes e Diretores Financeiros, Gerentes e Diretores Administrativos e Executivos de outras áreas que desejam maiores informações sobre custos.

C – PROGRAMA

1.Técnicas de Custo 

a)Conceitos Fundamentais de Custos

  • Definições.
  • Aplicações.
  • O moderno uso dos custos e sua inter-relação com a contabilidade.
  • Modernas técnicas de custos.

b)Custos e Suas Classificações

  • Critérios e resultados de classificação dos custos conforme as finalidades a serem atingidas

c)Métodos de Custeio a Avaliação de Estoque

  • Custeio direto.
  • Custeio por absorção total.
  • Custeio médio, PEPS, UEPS.

d)Método de Acumulação

  • Custeio por processos.
  • Custeio por ordem de produção.

e)Custo Padrão

  • Conceitos e técnicas.
  • Métodos utilizados para estabelecimento de padrões.
  • Técnica de mensuração das variações.
  • Material (quantidade e taxa).
  • Mão-de-obra (tempo e taxa).
  • Despesas indiretas (gasto e volume).
  • Vantagens como ferramenta gerencial e suas limitações.

f)Custo como Ferramenta para Tomada de Decisão

  • Custo-Volume-Lucro, ponto de equilíbrio e análise dos problemas.
  • Estabelecimento de preço de venda.
  • Reduções de custo ou maximizações dos lucros.
  • O papel das informações de custo na tomada de decisão gerencial.
  • Decisão = informação objetiva + julgamento subjetivo.
  • Informações financeiras e de custos.
  • Fatores não financeiros e alheios ao custo.
  • Impacto global x no segmentos.
  • Considerações de curto e longo prazo.
  • Orientação futura:

–   Uma vez que todas as decisões são orientadas para o futuro, a informação de custo deve também dizer respeito a futuro.

–   Importância da oportunidade e precisão da informação.

g)Tipos de Decisões Gerenciais

  • Técnicas de análise de custo para melhorar as decisões gerenciais, incluindo o estabelecimento de preços.
  • Formulação de preços de produtos ou serviços:

–   Decisão de comprar ou fazer.

–   Manter ou abandonar uma linha de produtos, linha de serviços, divisão, etc.

  • Decisões sobre volume e mistura.
  • Decisões de planejamento de bens.
  • Decisões de Marketing financeiramente orientadas.
  • Escolha dos métodos de distribuição: caminhões próprios x caminhões contratados ou ferrovias.
  • Avaliação do desempenho de um segmento: análise do ponto de equilíbrio do segmento, segmento do retorno sobre o investimento e o lucro residual.
  • Escolha entre outras alternativas.

h)Conceitos e Técnicas da Análise de Custo – Cálculo do Lucro Acumulação das Informações de custo, análise e apresentação.

Obs.: Trazer calculadora financeira.

D – MÉTODO DIDÁTICO

Será adotado o método ativo participativo, com:

  • Exposição interativa.
  • Espaços de discussão em grupos compartilhando:

–   Dificuldades e soluções.

–   Exemplos de atuações.

–   Reflexão sobre o papel.

Vivências – grupo como um todo.

Reflexões – sub-grupos menores – conclusões.

Exemplos práticos do cotidiano.

Poderá ser ainda utilizados:

–   Vitalizadores.

–   Autodiagnósticos.

–   Plano de Ação.

–   Grupo de Verbalização x Grupo de Observação.

–   Painel integrado.

Autor / Apresentador

Consultores da equipe Comanda.

Investimento

R$ 1.100,00