(DG-9) – Tomada de Decisões Executivas

(DG-9) – Tomada de Decisões Executivas

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About this course

Datas

22 de fevereiro de 2019

15 de abril de 2019

13 de maio de 2019

25 de julho de 2019

28 de agosto de 2019

8 de outubro de 2019

9 de dezembro de 2019

Período e Carga Horária

Diurno

8 horas

NOTURNOS/ SÁBADOS possuem valores reduzidos – entrar em contato pelo telefone: (11) 3097-9646

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Esta formação visa melhorar as habilidades de análise dos participantes para resolver problemas de maneira criteriosa e eficaz, superando os desafios impostos pela rotina do dia-a-dia, bem como compreender e administrar, mais eficazmente, as decisões pelas quais são responsáveis, com obtenção de maior discernimento e introvisão de como suas ações podem ser dinamizadas para aumento da produtividade e rentabilidade da empresa.
  • Desenvolver atitudes favoráveis ao intercâmbio, exposição e aceitação de idéias e opiniões.
  • Desenvolver habilidades relativas à percepção e análise de problemas, avaliação de alternativas e tomada de decisões.
  • Ampliar a participação dos gerentes e de seus colaboradores no processo decisório.
  • Vivenciar diferentes processos e estilos de análises de problemas e tomada de decisões.

 

 B – A QUEM SE DESTINA

  • Gerentes, Chefes, Coordenadores e Supervisores das diferentes áreas funcionais das empresas, interessados em ampliar seus conhecimentos técnicos e desenvolver habilidades específicas na análise de situação, análise de problemas e tomada de decisões, ampliando sua competência para o trato desta intrincada e complexa questão em suas empresas.

C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.Tomada de Decisões: Conceitos Básicos 

  • Definição, tipos e níveis de Tomada de Decisões.
  • Diferença conceitual entre Solução de Problema e Tomada de Decisão.
  • Medidas quantitativas e qualitativas da eficácia do processo de Tomada de Decisões.

2.Como Tomar Decisões Acertadas 

  • A Tomada de Decisões no contexto organizacional atual.
  • Elementos a serem considerados na Tomada de Decisões.
  • Avaliação do Poder dos Fatores Externos na Tomada de Decisões.
  • Avaliação de riscos e benefícios das decisões.
  • Avaliação de conseqüências a curto, médio e longo prazo.
  • Administração de bloqueios à Tomada de Decisões.
  • Atitudes produtivas no processo decisório.
  • Como lidar com decisões pró-ativas, decisões reativas e decisões emergenciais.
  • Técnicas de Tomada de Decisões.
  • Uso do pensamento lógico e da intuição na Tomada de Decisões.
  • Vícios da percepção no diagnóstico de problemas e de decisões.
  • Instrumentos e habilidades para o diagnóstico de problemas e análise de situações.
  • Instrumentos e habilidades para a avaliação de alternativas.
  • Avaliação, lapidação e “venda” de idéias e de decisões.

3.Criatividade e Tratamento das Informações no processo Decisório 

  • Abordagem criativa para a Solução de Problemas.
  • Técnicas de formulação de alternativas e geração de soluções.
  • Como assegurar coleta de informações de qualidade.
  • Alternativas estruturais para solução de problemas de informações.

4.Componentes do Cenário das Decisões. A Garantia de Uma Decisão de Qualidade 

  • Características de uma decisão de qualidade.
  • Fatores que influenciam a qualidade das decisões: valores, formulação de alternativas, processamento de informações e ponderação de riscos.
  • Como lidar com limitações, mudanças, incertezas e pressões no processo decisorial.
  • Algumas estratégias para tratar com riscos: os diferentes posicionamento das empresas e dos administradores diante de situações de riscos.
  • Formas alternativas para lidar com as incertezas no processo decisorial.

5.Aspectos Comportamentais da Tomada de Decisões 

  • Perfil e valores do executivo e o processo de Tomada de Decisões.
  • As ações e seus valores subjacentes.
  • Vantagens e limitações do trabalho em grupo para solução de problemas e tomada de decisões.
  • Comportamento comum nos grupos. Como atua um grupo eficaz. O cenário de decisões e a análise do comportamento.
  • Estilos gerenciais e seus efeitos no desenvolvimento dos processos decisórios.
  • Características das Decisões Estratégicas. A condução do processo em decisões estratégicas. O que acontece com a coalizão dominante.

D – METODOLOGIA E RECURSOS UTILIZADOS

  • Exposições feitas pelo apresentador, com estudo de casos, aplicação de instrução programada, apresentação de fitas e filmes sobre diferentes temas seguidos de debates e conclusões. Todos os temas são apresentados com a participação ativa dos treinandos. Serão empregados: discussão de casos, jogos seguidos de discussão interpretativa e debates sobre cenas de cinema. Material para os jogos, transparências, vídeo-tapes, apostilas, artigos e referências bibliográficas darão suporte à metodologia.
Autor / Apresentador

Consultores da equipe Comanda.

Investimento

R$ 1.100,00