(DG-6) – Desenvolvimento de Habilidades para Novas Lideranças

(DG-6) – Desenvolvimento de Habilidades para Novas Lideranças

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About this course

Datas

21 de fevereiro de 2022

14 de abril de 2022

06 de junho de 2022

29 de agosto de 2022

24 de outubro de 2022

19 de dezembro de 2022

Período e Carga Horária

Diurno

8 horas

NOTURNOS/ SÁBADOS possuem valores reduzidos – entrar em contato pelo telefone: (11) 3097-9646

A – REFLEXÃO

Para Peter Drucker, algumas lições sobre liderança são inequívocas.

A primeira é que “Líderes Natos” podem existir, mas com certeza raros dependerão deles. “A Liderança deve e pode ser aprendida”.

A segunda é que “personalidade de liderança”, “estilos de liderança”, e “traços de liderança” não existem.

“Entre os líderes mais efetivos que encontrei e com quem trabalhei durante meio século, alguns se trancavam em seus escritórios e outros eram ultragregários. Uns (embora não muitos), eram “caras legais” e outros disciplinadores austeros.

Uns eram rápidos e impulsivos, outros analisavam de novo, e levavam uma eternidade para chegar a uma decisão. Alguns eram cordiais e imediatamente simpáticos; outros permaneciam indiferentes, mesmo após anos trabalhando perto de outras pessoas. Uns logo falavam das famílias; outros jamais mencionaram nada que não fizesse parte das tarefas em questão. Uns eram tão rígidos em suas vidas pessoais como os ermitões no deserto; outros, pomposos, amantes de prazer e faziam algazarras sempre que podiam. Uns eram bons ouvintes, mas entre os mais eficazes com quem trabalhei, havia alguns solitários que ouviam apenas sua voz interior.

O único traço de personalidade que os líderes eficazes com quem me deparei realmente tinham em comum era algo que não possuíam: eles tinham pouco ou nenhum carisma. Porém, todos os líderes eficazes que encontrei sabiam quatro cosas simples:

–   Ter seguidores

–   Obter resultados;

–   Servir de exemplo, ser visíveis;

–   Ter responsabilidade.

Estes líderes eficazes com quem trabalhei se comportavam de forma muito semelhante:

  • Não começava pela pergunta, “O que eu quero?”, começavam perguntado “O que precisa ser feito”?
  • Depois questionavam “O que posso e devo fazer de importante?”
  • Constantemente questionavam, “Qual a missão da organização e quais são suas metas? O que constitui o desempenho e os resultados nesta organização?
  • Tolerantes com as pessoas, mas eram totalmente – cruelmente – intolerantes quando se tratava do desempenho, padrões e valores de alguém.
  • Não temiam a capacidade de seus colaboradores e seguidores. Se cercavam dos melhores.
  • Fortaleciam-se contras as maiores tentações do líder – fazer coisas populares em vez de certas. Não delegavam algo que apenas eles podem executar com excelência, aquilo que define padrões, aquilo pelo que desejam ser lembrados. Eles agiam.

B – OBJETIVOS DO CURSO

  • Compartilhar com os participantes uma visão do futuro da liderança.
  • Mostrar como surgem os líderes, independentemente do status ou nível hierárquico, que incentivam a autoridade distribuída.
  • Definir os papéis de nova liderança àqueles dispostos a assumir a responsabilidade de promover mudanças, liderando em empresas voltadas para a aprendizagem.
  • Como motivar equipes multifuncionais, “virando ao contrário a pirâmide organizacional”.
  • Ensinar como derrubar o mito de que apenas alguns escolhidos poderão entender o Código da Liderança.
  • Apontar como líder do próximo milênio desenvolverá uma cultura com base em princípios – em um mundo turbulento.
  • Mostrar como inspirar esperança e motivações naqueles que buscam direção e desejam colaborar.

C – A QUEM SE DESTINA

  • Gerentes, Chefias Intermediárias, Novos Gerentes, Coordenadores de equipes de projetos, Engenheiros, Encarregados de setor, Executivos em busca de uma nova visão e conceitos de liderança, Técnicos atuando em comando de equipes, enfim, todos aqueles que buscam reciclagem ou desenvolvimento de habilidades de liderança.

D – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.Conduzindo as Organizações do Futuro 

  • A nova linguagem da administração e seu impacto para os líderes.
  • Conduzindo organizações flexíveis.
  • Como liderar pelas bases da pirâmide organizacional
  • Criando organizações com muitos líderes.
  • Liderando organizações voltadas para o aprendizado.
  • O líder como criador e transformador de culturas.
  • Como liderar uma força de trabalho diversificada.
  • Virando ao contrário a pirâmide organizacional: a liderança orientada para os clientes internos e externos.

2.Líderes do Futuro em Ação 

  • Líderes de classe mundial: o poder da parceria.
  • Sete lições para guiar a viagem para o futuro.
  • Líderes que moldam e mantêm uma cultura voltada para o desempenho.
  • Como atuam os líderes voltados para o “como ser”.
  • Há uma receita da liderança?

3.Aprendendo a Liderar Para o Futuro 

  • Três funções do líder no novo paradigma.
  • Desenvolvendo líderes tridimensionais.
  • Desenvolvimento de novas habilidades para novos papéis de liderança.
  • Auto-liderança: a suprema tarefa do líder.
  • Credibilidade x Competência para liderar.
  • Indagar, aprender, acompanhar e crescer para liderar.

4.Os Executivos e o Futuro da Liderança 

  • Um “modelo” de liderança.
  • Os principais desafios da liderança para executivos do presente e do futuro.
  • Os enigmas da liderança.
  • Desenvolvendo os líderes de amanhã.

E – METODOLOGIA (TÉCNICAS DE ENSINO)

  • Será adotada uma metodologia participativa e dinâmica para que corresponda aos efeitos esperados (resultados educacionais) do treinamento.
  • Serão utilizadas aulas expositivas de curta duração para apresentação da teoria indispensável ao nível de apreensão dos treinandos. Este método servirá de base para a introdução de outros que irão ensejar maior participação dos treinandos.
  • Dentre as diversas técnicas participativas em uso poderão ser adotadas:

–   Análise de situações comuns de trabalho em suas áreas e níveis de atuação.

–   Exercícios práticos que propiciem maior internalização do ensino e reforcem o aprendizado.

–   Aplicação de jogos, simulações e dinâmica de grupo e eventual projeção de filmes.

Autor / Apresentador

Consultores da equipe Comanda.

Investimento

R$ 1.100,00