(DG-23)- TEAM WORK (Como Construir e Gerenciar Equipes)

(DG-23)- TEAM WORK (Como Construir e Gerenciar Equipes)

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About this course

Datas

25 de fevereiro de 2022

11 de março de 2022

20 de junho de 2022

17 de agosto de 2022

21 de outubro de 2022

12 de dezembro de 2022

Período e Carga Horária

Diurno

8 horas

NOTURNOS/ SÁBADOS possuem valores reduzidos – entrar em contato pelo telefone: (11) 3097-9646

A – OBJETIVOS DO CURSO

  • Dar a todos uma visão sistêmica e integral das variáveis do ambiente interno e externo que desafiam e afetam as equipes e sua continuidade.
  • Mostrar como os participantes podem construir e manter equipes fortes.
  • Fornecer aos participantes conhecimentos gerais sobre o processo de aperfeiçoamento contínuo/treinamento de subordinados e como deve ser a ação direta das gerências e chefias intermediárias.
  • Assegurar aos participantes uma ampla visão dos modernos conceitos e técnicas de direção de equipe de trabalho.
  • Dar uma contribuição substancial para a melhoria do padrão de excelência dos participantes no planejamento, coordenação e acompanhamento do trabalho em equipe.
  • Melhoria da comunicação e relacionamento entre todos os níveis hierárquicos, além de estimular a integração na busca de melhores resultados e de um ambiente de trabalho mais harmonioso. (Um caminho para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e fora dele).
  • Conscientizar os gerentes e chefias intermediárias sobre o conceito de que avaliações de empregados não é responsabilidade a ser evitada, mas sim uma oportunidade única de melhorar o nível de performance de seus colaboradores e também penetrar um pouco nas perspectivas seus subordinados referente a qualidade de supervisão que apreenderam nos últimos meses.
  • Apresentar aos participantes princípios, informações e conceitos que possibilitem compreender a importância das suas atitudes e o reflexo destas em seu meio de trabalho e desenvolver habilidades interpessoais e de relacionamento, visando dentro de princípios éticos, a obtenção de resultados através das pessoas.
  • Desmistificar e discutir o tema Avaliação de Desempenho, como um instrumento/Canal de comunicação permanente entre as chefias e seus colaboradores e não um sistema formal de julgamento e afirmação de autoridade. (Avaliação de Desempenho como pratica diária da troca de feedbacks entre as gerências, chefias intermediárias e seus subordinados).
  • Dinamizar a força humana transformando-a em energia empreendedora, incrementando sua capacidade criadora, proporcionando-lhe conscientização de limites / oportunidades / alternativas e valores que envolvem as interações humanas.
  • Destacar para os gerentes e chefias intermediárias a importância do treinamento para sua equipe e o seu papel neste processo, atuando como multiplicador e disseminador de competências para melhora da produtividade e ganhos em qualidade.
  • Desmistificar o processo de treinamento e orientar quanto a necessidade de preparar colaboradores para desempenharem sua capacitação e aperfeiçoamento constante, visando um processo de delegação planejado com objetividade. (Treinar para melhor delegar).
  • Instruir os gerentes e chefias intermediárias sobre como conduzir entrevistas de aconselhamento para ajudá-los a se tornarem mais eficazes ao ouvirem, falarem e entenderem os pontos de vista dos empregados. Conselho é uma forma especial de comunicação que pode ajudar os gerentes a ganharem a confiança dos colaboradores e assim melhorar a performance e motivação.

B – PÚBLICO ALVO

  • Gerente, Chefias Intermediárias, Supervisores, Novos Gerentes, Coordenadores, Assistentes e Assessores.

C – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.Variáveis Organizacionais e Sua Influência Sobre as Equipes 

  • Conceitos iniciais.
  • Características de uma equipe.
  • A empresa como um conjunto de equipes.
  • Variáveis organizacionais, sob os pontos de vista macro e interno, que afetam a equipe.
  • Variáveis sistêmicas exógenas.
  • Reflexões sobre as influências do líder na equipe. .Influência dos grupos externos à equipe.

2.Causas Mais Comuns da Ineficácia Empresarial 

  • Defasagem nas áreas

3.Causas dos Conflitos e Suas Conseqüências no Desempenho da Equipe 

  • Como manejar os conflitos dentro das equipes

4.A Luta Pelo Poder Dentro das Equipes e Inter Equipes e Sua Conseqüência Para o Lucro e Sobrevivência das Empresas 

5.Atitudes nas Relações Entre as Pessoas Que Facilitam o Trabalho em Equipe

  • Como trabalhar com os outros e esclarecer sua própria função no grupo.
  • Necessidades humanas que afetam o comportamento das pessoas no grupo.
  • Como ser um membro eficiente e eficaz na equipe.
  • Falhas que um membro de equipe deve evitar.
  • A chave para as equipes vencedoras: como criar vínculos dentro do grupo.
  • Os vínculos internos que unem as equipes.
  • Como o dinamismo da equipe de trabalho cria um tipo de lógica mais produtiva.
  • Os mandamentos de um membro da equipe. O que caracteriza uma equipe madura.

6.Os Papéis Desempenhados Pelos Líderes de Equipes, as Várias Dimensões do Cargo Funcional, Econômico, Social e Político 

  • Os sentidos do termo papel.
  • Papéis tácitos em um líder de equipe.
  • Papéis ocultos de um líder de equipe.
  • Dimensões de um dirigente de equipe.

7.As Necessidades do Trabalho em Equipe e Seus Desafios 

  • Porque TRABALHO DE EQUIPE ou TRABALHO EM GRUPO?
  • Origens de um trabalho em equipe
  • Principais desafios a uma equipe

8.Benefícios da Aplicação das Técnicas de Construção de Equipe 

9.O Conceito de Construção de Equipe (Team Building) 

  • O que é realmente construção de equipe
  • Principais objetivos de CONSTRUÇÃO DE EQUIPE
  • Etapas do processo de construção de equipe
  • Fases comportamentais do processo de CONSTRUÇÃO DE EQUIPE.
  • O que se espera de uma equipe
  • Modelos de atuação em construção de equipes
  • As várias possibilidades do uso da equipe

10.Análise Ambiental Como Instrumentos de Construção de Equipe

11.Interfaces Organizacionais 

12.Como Analisar a Influência de Fatores de Mudança Quanto à Organização; à Tecnologia e ao Comportamento e Como Evitar Conseqüências Negativas 

13.Necessidades Humanas Que Afetam o Comportamento das Pessoas em Grupos 

14.A Energização do Grupo e Seus Benefícios 

  • Manutenção da motivação e do moral elevado.

15.Cuidados na Aplicação e Manutenção do Processo de Construção de Equipes 

16.A Construção de Equipes no Contexto de Uma Estratégia Global de Aumento de Lucratividade e de Estratégia de Recursos Humanos 

17.Técnicas e Habilidades Para Condução de Entrevistas 

  • Entrevista: conceito e finalidade.
  • Entrevista de seleção: técnicas apropriadas de fazer perguntas e analisar as informações obtidas.
  • Como os gerentes e chefias intermediárias devem entrevistar e selecionar seu pessoal.
  • Projeção de filme sobre “Técnica de Entrevista”.
  • Simulação de entrevista. Gravação em vídeo, projeção e análise dos resultados.
  • Entrevista de acompanhamento do desempenho. Avaliações verbais. Como dar feedback do desempenho ao empregado.
  • Técnicas de condução de entrevista e avaliação de desempenho, aconselhamento e de resultado do desempenho.

18.Avaliação de Desempenho dos Colaboradores 

  • Conceitos – Potencial – Desempenho / resultados – Avaliação – Feedback.
  • Relação Treinamento x Delegação x Feedback (avaliação de desempenho).
  • Quem avalia quem?
  • O que deve ser avaliado?
  • Como, quando e onde deve ser feito?
  • Aspectos motivacionais do processo de Avaliação de Desempenho.
  • Vantagens.

19.Os Gerentes e as Chefias Intermediárias e o Desenvolvimento Profissional da Equipe (Treinamento da Equipe) 

  • Identificação das Necessidades de Treinamento x Análise de indicadores operacionais.
  • Estudos de potencial.
  • Planejamento de treinamento em conjunto com o setor específico.
  • Desenvolvimento de programas.
  • Processamento de treinamento.
  • Acompanhamento e Avaliação de Resultados.
  • Treinamento: O principal “lnstrumento de Ação” que o gerente dispõe para capacitar, desenvolver e motivar seu pessoal.
  • Ciclo e tipos de treinamento – Papel do gerente no desenvolvimento de sua equipe.
  • Os gerentes e as chefias intermediárias como multiplicadores, instrutores e facilitadores do aprendizado e potencialização da competência de sua equipe.

20.Coaching: Como os Gerentes e Chefias Intermediárias Podem Aconselhar Apropriadamente Seus Colaboradores 

  • Por que aconselhamento é considerado como parte da função do gerente?
  • Os benefícios de aconselhar para prevenir problemas futuros.
  • O papel do gerente como uma voz de peso para as chefias intermediárias.
  • Conselhos, uma forma de comunicação “para cima”.
  • Conselhos e documentação… a importância do registro de problemas potenciais.
  • Como aumentar a performance do empregado através de aconselhamento eficaz.
  • Técnicas diretas, bem estruturadas de aconselhar, e quando usá-Ias.
  • Conselhos indiretos, não estruturados, e sua aplicação apropriada.
  • Conselhos e reprimendas… a linha fina que os separa.

21.Conclusões e Recomendações da COMANDA Treinamento & Consultoria Empresarial Ltda. Sobre Como Construir e Manter Equipes de Alta Performance 

D – METODOLOGIA

Aula expositiva, debates, projeções de vídeos e telas em PowerPoint, exercícios em grupo individuais, painel integrado, auto-diagnósticos e planos de ação.

Autor / Apresentador

Consultores da equipe Comanda.

Investimento

R$ 1.100,00