(DG-2) – Habilidades Gerenciais para Chefias e Supervisores

(DG-2) – Habilidades Gerenciais para Chefias e Supervisores

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About this course

Datas

28 de janeiro de 2022

11 de março de 2022

17 de maio de 2022

10 de agosto de 2022

25 de outubro de 2022

29 de novembro de 2022

Período e Carga Horária

Diurno

8 horas

NOTURNOS/ SÁBADOS possuem valores reduzidos – entrar em contato pelo telefone: (11) 3097-9646

A – OBJETIVOS

  • Sensibilizar e conscientizar as lideranças para a importância da delegação para tornar a empresa mais competitiva, coletiva, polivalente e flexível.
  • Ampliar a competência interpessoal, administrativa e técnica daqueles que exercem função de chefia e supervisão para obter um “top performance” nas áreas e ação pelas quais são responsáveis.
  • Fornecer os recursos mais atualizados de gestão. Desenvolver a capacidade de criar e ampliar soluções de produtividade empresarial.
  • Aumentar os recursos individuais de análise, tomada de decisões, liderança, comunicações.
  • Fornecer dados e “ferramentas” para o planejamento, organização, controle e avaliação de resultados na administração da empresa.

B – PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO

1.    Delegação Eficaz 

  • O Empowerment como poderosa “ferramenta” de delegação.
  • Os três elementos do processo de Delegação.
  • Delegar para empreender ações que agregam valor.
  • Como treinar para delegar.
  • Filme: “Ladrões do Tempo em Delegação”
  • As 4 premissas da delegação eficaz.
  • Como escolher o que delegar e o que delegar.
  • Como monitorar e controlar nos pontos-chave.
  • Objetivos áreas de resultados-chave, padrões e acordos sobre metas como “ferramenta” para delegação eficaz.
  • Filme: “Intervenção Divina”
  • Plano de Delegação.
  • Ciclo Vital de Delegação: Selecionar, avaliar o desempenho, treinar e delegar.
  • Delegação como instrumento de Empowerment.
  • Delegar para desenvolver talentos e estimular carreira intraempreendedora.
  • Autodiagnóstico de delegação:
  • Você é um bom delegador.
  • Análise dos resultados.
  • Falsos argumentos de chefes que não delegam: Por que os chefes não delegam?
  • Causas mais comuns da não delegação: erros a evitar
  • Vantagens e benefícios da delegação.
  • Jogos de Encerramento

2.    Planejamento, Organização e Controle. 

  • Conceitos. Finalidades. Tipos. Atividades de planejamento, organização e controle. Princípios da organização.
  • Missão, objetivos, razão de ser e políticas integradas ao planejamento da empresa.

3.    Ampliação da Capacidade Gerencial 

  • Perfil do gerenciador: papéis e atitudes.
  • Equipes autogeridas, sinergia e comprometimento.
  • A gestão da mudança: megatendências e desafios contemporâneos

4.    Planejamento, Organização e Controle 

  • Conceitos. Finalidades. Tipos. Atividades de planejamento, organização e controle. Princípios da organização.
  • Missão, objetivos, razão de ser e políticas integradas ao planejamento da empresa.

5.    Jogos de Empresas: Explorando Situações de Cooperação e Conflito Para o Desenvolvimento de Relações Interpessoais Positivas 

  • Caso prático: o “Jogo do Cassino”. Desenvolvimento da competência interpessoal (habilidades para liderar, negociar, comunicar, delegar e fazer relações humanas).
  • Explorando o poder da visão do objetivo para alcance de resultados significativos para a empresa.
  • Disfunções organizacionais e comportamentos que comprometem os níveis de lucratividade. O que fazer para eliminá-las?
  • “Team Building” como resposta. Outras ações.
  • Feedback com instrumento de gestão das relações interpessoais.
  • Desenvolvendo habilidades para o trabalho em times autogerenciáveis.

6.    O Papel dos Gestores e Chefias Intermediárias. O Que é Ser Líder? 

  • O que é ser gestor? E ser líder? O que a empresa e os colaboradores esperam dos gestores e das chefias intermediárias?
  • Papéis tácitos e não tácitos das lideranças intermediárias. Papel dos gestores.
  • As responsabilidades específicas das lideranças intermediárias e por quais resultados elas são responsáveis.
  • As “ferramentas” que os gestores e chefes/supervisores dispõem para responder por suas áreas de ação/responsabilidades.
  • Dinâmicas de “simulação” de situações para o desenvolvimento das percepções dos papéis que os gestores desempenham.

7.    Comunicação Interpessoal

  • A dinâmica da comunicação humana. Técnicas e instrumentos para uma comunicação eficaz. Barreiras à comunicação eficaz.
  • Como melhorar as comunicações na empresa. Técnicas, “ferramentas”.

8.    Gerenciamento do Tempo 

  • Premissas e objetivos.
  • Seu estilo de administração do tempo.
  • Diagnóstico e auditoria do uso do tempo.
  • Planejamento e organização pessoal como premissa para otimização do uso do tempo.
  • Identificação dos “ladrões” do tempo.
  • Desenvolvimento do plano de ação para uso eficaz do tempo.

9.    Tomada de Decisões 

  • O processo decisório com técnica gerencial. Métodos de análise para tomada de decisões; exercícios práticos.
  • Como tomar suas decisões mais eficazes e assegurar melhores resultados para empresa.

10. Liderança e Motivação Humana 

  • Motivação de pessoal.
  • Como trabalhar com técnicas gerenciais que asseguram maior motivação e elevação do moral dos recursos humanos.
  • Elaboração de um “Plano de Motivação Continuada”. Relato de casos brasileiros.
  • Liderança: mitos e realidade.
  • Estilos de liderança x Estilo pessoal de atuação.
  • Harmonizando necessidade do Ser Humano e necessidade da empresa.
  • Identificando e administrando os “três motivos sociais” da equipe.
  • Habilidades e técnicas para uma liderança eficaz.

11. Otimizando Relações Interpessoais Desenvolvimento das Habilidades de Liderança 

  • Diagnóstico do estilo de liderança (autoconhecimento).
  • Estilos consagrados e inovadores de relação e liderança de pessoas.
  • Como capitalizar as forças e competências sociais e de liderança para legitimar o papel e a autoridade.
  • Como diagnosticar o estilo dominante de cada colaborador e integrá-lo no “design” correto do cargo.
  • Desenvolvendo um plano de delegação que leve a equipe ao crescimento.
  • O “empowerment” na prática: bases, meios e seus resultados.

12. Administração de Conflitos 

  • Técnicas gerenciais para manejo dos conflitos.
  • Tipos de soluções (estrutural, processual e mista), aplicadas no manejo de conflitos.
  • Os estilos comportamentais e sua influência no desempenho e produtividade dos recursos humanos.
  • Diagnóstico de estilos: identificando os estilos comportamentais dominantes.
  • Como lidar com suas forças produtivas (pontos fortes) em situações de pressão.
  • Como identificar os pontos fortes dos membros da equipe e capitalizar sobre suas forças produtivas.
  • Como utilizar os resultados da equipe e da empresa pelo “Team Building”.

D – METODOLOGIA

  • Será adotado método ativo–participativo, fundamentos nos princípios andragógicos, com orientações dos condutores e trocas de experiência entre os participantes, visando ampliá-las.
  • Dentre as diversas técnicas pedagógicas a serem adotadas, incluem: rolling-play, estudos de casos, jogos, dinâmicas de grupo, exposições dialogadas, filmes direcionados, painel integrado, debates, consulta a textos atualizados e debates, estudo de casos, tipos de gerência e jogos de empresas.
Autor / Apresentador

Consultores da equipe Comanda.

Investimento

R$ 1.100,00