Comunicação Organizacional Como Prioridade Estratégica

A Comunicação e suas mazelas é, historicamente, o maior problema enfrentado nas empresas. Sabemos que a comunicação de cima para baixo, na estrutura organizacional, tem como função informar o planejamento, a comunicação de baixo para cima está a serviço da função controle que irá utilizá-lo na tomada de decisões e a comunicação na direção horizontal, entre pares, é utilizada para sustentar a função de coordenação.

A maior deficiência nas comunicações no ambiente corporativo não está necessariamente presente no seu fluxo de cima para baixo ou de baixo para cima, mas sim na direção horizontal, entre gestores de departamentos, setores, ilhas ou células de produção que não se comunicam o suficiente ou de forma adequada.

Na comunicação bilateral entre funcionários, fornecedores e clientes internos é frequente a presença de “ruídos” da comunicação, destacando-se:

Falta de planejamento da mensagem;
Utilização excessiva de linguagem técnica;
Uso de veículos inadequados para transportar a mensagem;
Falta de motivação do emissor ou receptor da mensagem;
Não saber ouvir;
Não solicitar ou dar feedback;
Mensagem inadequada;
Distorção da mensagem devido a acréscimo ou omissão;
Momento inadequado para transportar a mensagem;
Falta de empatia, etc.
Uso de vocábulos inadequados;
Excesso de informação em curto prazo de tempo, entre outras barreiras.
Para melhorar a qualidade da comunicação corporativa, notadamente no âmbito interno, uma série de medidas podem e devem ser tomadas, dentre elas:

Criar um programa de melhoria da comunicação interna, com estratégias e táticas voltadas ao fenômeno organizacional, com diagnóstico dos problemas e proposição de soluções alternativas;
Implementar cadeia de ação positiva, estimulando iniciativas para minimizar e/ ou eliminar a presença de “ruídos” na comunicação horizontal entre setores e departamentos funcionais;
Buscar alternativas de solução para as barreiras de comunicação identificadas no diagnóstico;
Considerar a comunicação interna uma prioridade estratégica para a empresa, estimulando projetos e iniciativas individuais e grupais para disseminar ações de melhoria da eficiência e eficácia organizacional;
Aplicar treinamentos específicos voltados a melhoria da comunicação interpessoal e intergrupal e assim por diante.

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